Esboço 3D


Acima como podem ver, está um esboço 3D do que será nosso braço mecânico.
O desenho é auto explicativo, então por favor, sintam-se à vontade se quiserem fazer alguma pergunta.
Atenciosamente
Equipe OHM

NMA - 1º dia



Hoje finalmente começamos a estrutura mecânica do projeto. 1 hora no laboratório é muito pouco, mas a gente vai fazer essa 1 hora render.
Acima vão algumas fotos do nosso trabalho.
Hoje, antes do laboratório, tivémos também uma reunião com o professor Alex Régis que estará nos aconselhando nos cálculos mecânicos da estrutura.
Semana que vem postaremos mais atualizações

Reunião com Prof Jaqueline


Cumprindo com nossa promessa de manter o blog bem atualizado, vamos compartilhar as novidades com vocês. Hoje tivémos nossa reunião com a professora Jaqueline Brito. A professora nos aconselhou tanto na modelagem matemática tirando nossas dúvidas e nos ajudando na aplicação da mesma no relatório, como também nos ajudou na parte mecânica.
Nessa reunião decidimos que o braço agora terá 2 juntas primsáticas e uma rotacional, conferindo ao nosso protótipo 3 graus de lberdade e fomos aconselhados em como fazer a modelagem matematica atrvés das matrizes.

Por enquanto é isso!
Próximo passo: Sexta feira mais uma reunião para orientação e finalmente vamos ao laboratório e colocar a mão na massa.


Mais atualizações em breve

Últimas Atualizações

No última dia 27 (ontem) tivemos mais uma reunião com o professor Francisco Lemos. Conseguimos finalmente organizar as idéias mecânicas, posições dos motores, ferramentas e começar a colocá-las em prática.
No mesmo dia saímos para comprar o material para a estrutura mecânica e conseguimos boa parte. Apesar de termos tido um pouco de dor de cabeça em montar o 'quebra cabeça'.Mas tudo deu certo.
Hoje conseguimos a fonte ATX para alimentação dos motores, e com tudo funcioando direito, iremos à praça da sé para comprar os apetrechos eletrônicos para controle dos motores.
O próximo passo é reunião com a professora Jaqueline amanhã dia 28/04 para os cálculos matemáticos do protótipo.
E sexta (30/04) ainda está de pé nossa reunião com o professor Alex e teremos nosso primeiro dia no laboratorio de mecânica para começar a montar a estrutura.
Desejem-nos sorte!

Reuniões marcadas!

Essa semana já estaremos, se Deus quiser, adiantando boa parte do nosso trabalho.
Amanha dia 26/04 logo pelo manhã estaremos, mais uma vez nos reunindo com o professor Francisco Lemos para os ajustes mecânicos, e logo após a reunião partiremos para a compra dos materiais.
Já na quarta feira estaremos com a professora Jaqueline para a modelagem matemática e se tudo der certo já entraremos no laboratório para começar a trabalhar.
E na sexta feira estaremos com o professor Alex para ajustes mecânicos e matemáticos.
Essa semana será corrida, e nós da equipe OHM esperamos que proveitosa também.

Andamento do projeto

Bom, ontem tivémos nossa orientação e hoje já estão sendo dados os últimos retoques no projeto em 3D.
Já testamos os motores e todos os que precisaremos estão funcionando! Segunda feira quando comprarmos os apetrechos da parte eletronica já começaremos a montagem da mesma. Até o presente momento estaremos usando 1 motor dc e 2 motores de passo 12 v.
O relatório já começou a ser escrito e o blog como podem ver já está a todo vapor.
Tivemos que nos manter um pouco ausentes de atualizações devido à semana provas, porém estamos de volta e tentaremos manter uma atualização diária à partir de hoje.
Quando o esboço 3D estiver finalizado postaremos aqui para aguçar a curiosidade dos senhores.

22 Abril - Reunião de Orientação do Arhte


Hoje tivémos uma reunião com o professor Victory Fernandes. Tínhamos muitas dúvidas ainda sobre testes dos motores e utilização dos mesmos, depois de um bate papo esclarecedor com o professor, pudemos dar nosso próximo passo. Segunda feira (26/04) saíremos para comprar os materiais da parte mecânica e da parte eletrônica para enfim iniciarmos a montagem do nosso braço.
Algumas mudanças ainda estão sendo feitas, mas com fé tudo dará certo!

1º De Abril - Reunião de Orientação do Arhte


Hoje, 1º de Abril, tivémos nossa 1ª reunião com professores para orientação no ARHTE. O professor da vez foi Francisco Lemos (Vice coordenador do curso de Mecânica da UniFacs).
O objetivo principal dessa 1ª reunião foi apresentar o nosso esboço da estrutura mecânica e avaliá-la segundo a perspectiva de um profissional para um aprimoramento posterior.

Algumas mudanças, mecânicas é claro, foram feitas no nosso protótipo.
Por exemplo: não usaremos mais uma garra, tentaremos utilizar um eletro-ímã para separação de objetos metálicos.
Também definimos os próximos passos à serem tomados. Seleção de materiais é o 1º deles. Iremos começar a buscar materiais utilizáveis e disponíveis mercados. A idéia principal é alumínio, mas quem sabe o que pode acontecer?
As pesquisas vão ser grandes nessa área.
Depois disso definiremos as primeiras medidas do protótipo para começarmos os cálculos e posteriormente a confecção mecânica.

Hoje também conseguimos com algumas lojas de manutenção de impressoras algumas sucatas e motores. Se tudo der certo, todos os motores estarão funcionando. Torçam por nós.

Quando tivermos mais novidades voltaremos à postar.

Palestras Do Arhte em fase final

Até o presente dia praticamente todas as palestras disponibilizadas pela Unifacs para ajuda no ARHTE já foram completadas. A ultima palestra será realizada dia 9/04 que lidará com programação de portas paralelas.
As reuniões em que pelo menos algum membro de nossa equipe participou foram:
-Modelagem Matemática do Braço Mecanico pt 1 e 2
-Confecção de PCI
-Eletronica Básica
-Seleção de Materiais

Todas as palestras foram muito úteis e nos ajudaram a acrescentar e até mesmo tirar idéias e novas configurações ao protótipo.
Postaremos mais novidades sobre o protótipo mais tarde.